Conhecendo a Farinha

A farinha de trigo é feita a partir da moagem do trigo. Entre os grãos, a farinha de trigo é única em sua grande capacidade de produzir glúten, uma proteína que dá força e elasticidade à massa e influencia a textura dos pães e bolos. Outros grãos que poduzem glúten são o centeio e a cevada.

O teor de glúten da farinha depende se a farinha é feita de trigo duro ou trigo comum (trigo mole ou trigo macio); os trigos duros são mais ricos em proteínas do que os trigos moles e assim produzem mais glúten. A maior parte das farinhas é uma mistura de trigo duro e mole.

Como a produção de farinha não é padronizada, as farinhas de dois fabricantes podem usar diferentes procedimentos de moagem e consistir de diferentes misturas de tipos de trigo, o que produzirá resultados variados na cozinha.

Partes do grão de trigo

Farelo: O farelo é a multi-camada externa do grão. Contém importantes antioxidantes, vitaminas do complexo B e fibras.

Gérmen / germe de trigo: O germe é o embrião que fará brotar uma nova planta. Ele contém muitas vitaminas do complexo B, algumas proteínas, minerais e gorduras saudáveis.

Endosperma: o endosperma é o suprimento alimentar do germe, fornecendo energia essencial para a planta jovem, de modo que possa criar raízes para capturar água e nutrientes, e enviar brotos para o alto, para capturar a energia via fotossíntese da luz solar. O endosperma é de longe a maior parte do grão. Contém carboidratos ricos em amido, proteínas e pequenas quantidades de vitaminas e minerais.

A farinha de trigo integral é constituída dos 3 componentes do grão, enquanto a farinha refinada é constituída apenas do endosperma.